Marketing Digital O Que É

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Nesse nosso post de hoje, iremos falar para você sobre Masrketing Digital, o que é e como começar do zero. Se é isso que você está em busca, esse artigo de marketing digital irá te ajudar e muito.

Se você está começando a olhar a internet com outros olhos e viu que tem uma grande oportunidade em unir o mundo digital ao mundo físico, parabéns, sua visão está muito certa.

O marketing digital cresceu demais ultimamente, você já deve ter percebido isso, é claro, por isso você está aqui lendo esse nosso post, e você está perdendo tempo se não está aproveitando essa onda.

Imagina você trazer seu negócio offline, seu negócio físico, para um local, onde você pode alcançar, literalmente, milhares de pessoas.

Imagine iniciar um negócio na internet com potencial de alcançar o Brasil todo, ou quem sabe até o mundo, não tem limite geográfico para você pensar nisso.

Pensando nisso, de te ajudar a iniciar no marketing digital, seja você um produtor ou um afiliado, ou mesmo se você tem um negócio físico e quer trazer para a internet e aproveitar o potencial de alcançar muito mais clientes e vendas, vamos te dar agora 4 passos para você começar, agora, no marketing digital.

Se você seguir esses 4 passos, você vai ter resultados e vai conseguir entrar no marketing digital de forma correta.

Entenda o seu público

Quando se fala de público, refere-se ao seu mercado de uma forma geral. Definir quem e como que você vai atingir o seu público, o seu mercado, as necessidades desse mercado.

Então a sua comunicação deve ser direcionada para essa única pessoa. Quando você inicia, sendo no marketing digital ou uma loja física, você tem que ter em mente, como uma pesquisa primária, quem é o público que você quer atingir com aquele produto, ou seja, tudo que você fizer tem que ser direcionado para essa pessoa que você quer atingir.

Uma comunicação direcionada, é como se você fosse vender um produto que ensina as noivas sobre como organizar um casamento, direcionar o sua comunicação somente para noivas. E se a sua comunicação for direcionada para homens, falar como se estivesse falando para homens.

Você  tem que criar um comunicação, uma estrutura, direcionada para o seu público que você quer atingir, nesse nosso exemplo são mulheres que vão se casar.

Então, o que você tem que fazer, basicamente, é ter o seu conhecimento de mercado.

Caso você queira uma “ajuda”, você pode fazer uma pesquisa aberta indo nos seus concorrentes, em outros blogs, você pode ir nas redes sociais, e até utilizar os canais do Youtube, e olhar quem é o público que está consumindo aquele tipo de material que você quer entregar.

Se você, por exemplo, vai lançar alguma coisa ensinando as pessoas a perder peso, e você não tem noção de quem seria o seu público, e se você não tem site, ainda, você não vai saber entender qual é o público que você quer atingir, e então você vai pesquisar os sites da concorrência, por exemplo, blogs, canais no youtube, redes sociais e ver os comentários das pessoas, o que elas escrevem, o que elas perguntam, você consegue ter noção da maioria do seu público e então tem uma noção de quem ele é.

Depois que você criar o site, depois de você criar a sua estrutura social ( canal no youtube e fã page) você tem também as ferramentas que fazem análise (analytics) dessas plataformas, que vão te mostrar quem é que está acessando.

Então, basicamente, se você não tem nem noção do seu público, agora é hora de fazer uma pesquisa aberta mesmo. Ir para seus concorrentes, sites da concorrência, ir para redes sociais dos concorrentes e ver quem está participando ali e já ir tendo uma noção de quem são .

E depois de você criar essa sua estrutura, você consegue ver, através de ferramentas de análise, o público dessas estruturas, e você consegue ver sempre o público que está interagindo com você e ter mais certeza de qual é o público que você vai ter que atingir.

Mas para você começar no marketing digital, você tem que entender quem é o público que você quer atingir.

Tenha uma estrutura

Depois que você entendeu quem é o seu público, tem uma noção de quem é ele, aqui é aonde você vai entrar em campo, é o que você vai construir online, onde as pessoas vão te encontrar realmente, e existe algumas formas de você fazer isto:

 1 – você pode ter um site
 2 – um blog
3 – um canal no Youtube
 4 – pode utilizar as redes sociais
5 – pode utilizar suas listas de e-mail (sem fazer SPAM)

O que recomendo, basicamente, é que você tenha um site, que tenha toda a sua estrutura ali dentro. É muito fácil de fazer e em poucos minutos, você contrata um domínio e uma hospedagem e cria um site utilizando ferramentas gratuitas ou pagas. Hoje o registro de um domínio .com.br custa em torno de R$ 40,00 por ano. E você encontrará hospedagens de sites que custem menos de R$ 100,00 por ano.

Então para você começar essa sua estrutura, comece a criação do seu site, do seu blog, registre seu domínio e pronto.

Depois, é muito importante também, que você esteja presente nas redes sociais. Principalmente no Facebook, pois todo mundo tem um Facebook. Então você tem que criar uma página de fãs, no Facebook, e também criar uma conta no Instagram é muito importante. São as duas redes sociais mais acessadas atualmente.

Se for possível para você hoje, utilize vídeos. Não podemos negar que o potencial que os vídeos tem. Você tem que entender, que hoje, os vídeos são assistidos por todo mundo, e quem consegue fazer vídeos, hoje e compartilhar online, tem um potencial muito grande de crescimento.

Então, se você tiver como fazer isso hoje, é importante demais, ter essa ferramenta na sua estrutura para o seu negócio.

E também é claro, sempre através dessas mídias, construir a sua lista de e-mails. Seja através das suas redes sociais, do seu canal no youtube, sempre construa a sua lista de e-mail. Ela vai servir pra você se relacionar com a sua audiência, e fazer ofertas de venda para elas.

Então o que você tem que fazer, basicamente, no seu site é ter um campo para a pessoa cadastrar o seu nome e e-mail para receber algo em troca. Nas suas redes sociais, de tempos em tempos, colocar algumas publicações oferecendo alguma coisa de graça, para as pessoas, em troca do e-mail dela, nos seus vídeos também, você fazer um CTA (Call to action = chamada para ação), para que a pessoa clique no link que estará na descrição, é uma forma de você construir a sua lista de e-mails.

Então, basicamente, a sua estrutura online será isso aí:

1 – ter um site
2 – participar de redes sociais, principalmente do Facebook e Instagram
3 – vídeos, tanto para Youtube, quanto para Facebook e Instagram

E a partir de todas essas mídias, construir sua listas de e-mail, que a partir delas é que você vai começar a fazer as suas vendas e vai construir um negócio sólido, a longo prazo.

Tenha um produto

O nosso terceiro passo, é o seu produto. No seu negócio, você tem que ter um produto, e aqui vai depender de você você, se você tem uma loja física, você vai ter o seu produto que você venda na sua loja, e agora vai ter a internet para poder anunciar, agora, se você tem um produto digital, que consideramos o melhor e mais fácil de começar a  trabalhar e que vai te dar mais lucro, e também é mais fácil de se iniciar.

Se você está começando agora a trabalhar com os produtos digitais, saiba que é infinitamente melhor do que produtos físicos. Você consegue escalar muito melhor, você tem, praticamente, o mundo inteiro como cliente de seu produto. Lembrando que o seu esforço também será bem menor e você consegue automatizar quase todo o seu processo. É muito melhor!

Mas se você já tem sua loja física, continue, mas se você está começando agora, os produtos digitais são bem melhores.

E basicamente, para você começar nesse mercado digital é você se tornar um afiliado, que é a forma mais fácil de você começar, ou você pode criar um produto digital (um infoproduto).

Independente disso, afiliado ou produtor, para quem está começando, recomendamos que você crie um produto ou que você se afilie a um produto de preço médio, que varia entre R$100,00 a R$300,00, porque é mais fácil fazer uma venda,  quando o valor gira em torno disso.

Muitos afiliados, vão na Hotmart, Eduzz ou Monetizze, que são plataformas onde você se afilia para lançar seu produto digital ou revender os produtos, e querem se afiliar a produtos que pagam R$500,00 de comissão, mas não veem o preço dele, para o consumidor, que é mais de R$1200,00. Esse tipo de produto é muito difícil para quem está começando nesse mercado. Você ganha bastante, mas em contra partida, é muito difícil fazer uma venda.

Então, para quem está começando, é se afiliar ou criar um produto, de valor médio de R$100,00 a R$300,00, que vai ser bem mais fácil de fazer uma venda.

Depois disso, se você é um afiliado, é analisar a página de vendas do produto, se ela realmente converte, ou se você for criar um produto, você deve prestar bastante atenção nessa parte, que é a página de vendas. Aprender como se faz uma boa página de vendas boa, que ela tenha uma boa conversão, isso é bem importante.

Imagina o que aconteceria se você criasse um produto muito bom, mas que tenha uma estrutura de vendas ruim? O mesmo vale para quem é afiliado, escolher um produto bom,  que você sabe que aquele produto é muito bom, mas que tenha uma estrutura de vendas ruins, o produto não vai vender, o produto tem que ter uma boa estrutura de venda para se vender!

Então nesse nosso passo é você ter ou escolher, um produto adequado, de acordo com as dicas que passamos.

Faça o marketing, caso contrário …

Esse é o nosso quarto passo, que com certeza é o mais importante. Sem o marketing, sem negócio online, sem marketing digital! Esqueça. O nome já diz tudo “marketing digital”.

Então, marketing é o mais importante. Não adianta nada ter o melhor site do mundo ou ter o melhor produto do mundo ou ter a melhor página de vendas, se você não fez o trabalho de marketing.

Então, podemos resumir o marketing com uma geração de tráfego, ou seja, trazer pessoas até as suas estruturas e ofertas.

Lembra que falei da sua estrutura no passo 2? O marketing agora, é trazer pessoas para essa estrutura. Vê se você não concorda comigo: Você tem um blog, muito bonito, com boas imagens, uma fonte bonita, gastou um tempão fazendo tudo certinho, no entanto não tem ninguém acessando, isso não adianta. É melhor você ter um blog não tão bem organizado, mas que tenha muita gente acessando. Você precisa de tráfego!

Então, gaste a maior parte do seu tempo, na parte do tráfego, na parte da atração de pessoas, é aí que você tem que focar a sua energia.

Então, basicamente o que recomendamos para atrair tráfego? A estrutura que já falamos aqui antes, ela já é uma parte de sua estrutura de geração de tráfego – Site, Blog, participar do Facebook, Instagram, vídeos – e isso já é marketing, com isso já vai começar a atrair pessoas.

Quando você publica alguma coisa no Facebook, no Youtube, você vai atrair pessoas para o seu site, isso já é marketing.

Depois que você já estiver fazendo isso, você pode separar uma verba para investir em tráfego pago, em mídias pagas.

Facebook Ads

Um bom local para você investir é, principalmente, no Facebook Ads, Google Ads (que é uma rede do Google, onde você faz uma pesquisa e ele te mostra os resultados, alguns pagos outros orgânicos), Native Ads (Taboola ou Outbrain) e seus anúncios vão aparecer em sites de notícias como MSN, UOL, você também pode comprar espaços publicitários, comprar mídia em outro site, exemplo disso é você comprar um banner em um site famoso, comprar uma postagem em uma página do Facebook bem famosa, pagar para alguém, que tenha um canal no youtube, falar bem do seu produto no início de alguns vídeos dele, então perceba que existem várias formas de você comprar mídia.

Agora, uma coisa que você tem que ter em mente, sempre são duas coisas, quando se fala em tráfego pago, iniciar com uma verba bem baixa,  porque o tráfego pago, ele pode te fazer gastar muito dinheiro, porque para ele, é muito fácil de gastar dinheiro gerando o tráfego, e o que você tem que pensar antes de investir em tráfego é, “eu tenho alguma coisa para vender, então posso colocar dinheiro em tráfego”,  e uma segunda coisa, além de você começar com pouco dinheiro, é ir aumentando conforme você vai tendo resultado.

Então, você começa com alguma coisa para vender, com pouco investimento e dando certo, ir aumentando os valores do investimento aos poucos.

Conclusão

Se você gostou desses quatro passos para começar no marketing digital, compartilhe com algum amigo e deixe seu comentário aqui em baixo 😉

Um grande abraço!

Jamil

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