Registrar domínio .com ou .com.br?

domain 1345116 1920 1024x889 - Registrar domínio .com ou .com.br?

Olá pessoal, no artigo de hoje vou falar sobre o registro de domínios (sites).

Você que vai criar um site ou minisite, por certo, já deve estar pensando no nome que vai escolher e, por fim, qual extensão utilizar. Normalmente, o domínio deve ter alguma relação com o conteúdo que será postado nele. A fim de garantir exclusividade, não existem dois domínios com nomes iguais no mundo. Portanto, um domínio é exclusivo de uma pessoa (física ou jurídica).

O nome de seu site é o seu domínio, por exemplo: empreendedoratual.com.br.

Os sites registrados sem a extensão .br, por exemplo, .com, são registros internacionais e os sites registrados com a extensão .br são registros feitos no Brasil.

Muitos provedores de hospedagem de sites, todavia, oferecem pacotes fechados, isto é, incluem a hospedagem e o registro juntos. Desta forma você vai pagando o registro junto com a hospedagem em suaves mensalidades. Entretanto, caso você opte por fazer o registro por sua conta, deverá pagar, nos dias de hoje, em torno de R$ 40,00 por ano. Eu, todavia, prefiro fazer o registro separado.

Muitos empreendedores, eventualmente, registram seus domínios nas duas modalidades, a fim de evitar o risco de levar seus clientes para os sites concorrentes.

A diferença dos registros de domínios

Qualquer pessoa hoje, (física ou jurídica), pode fazer o registro de domínio. Se acaso for pessoa jurídica irá utilizar a razão social da empresa e o CNPJ e se for pessoa física, irá utilizar o nome próprio e o CPF. Estas informações ficam públicas, disponíveis a todo mundo, inclusive o e-mail cadastrado.

É uma norma do ICANN ( Internet Corporation for Assigned Names and Numbers ) fornecer informações claras sobre os donos de domínio para fins legais.

Onde registrar?

Para fazer o registro de domínio brasileiro, o local correto é no Registro.br e para registrar um domínio internacional existem diversos registradores nos Estados unidos.

Dessa forma, Hostgator, Dreamhost, Hostwinds, GoDaddy, Namecheap e vários outros, fazem o registro internacional.

Com o propósito de proteção dos dados, os domínios internacionais podem contratar que eles chamam de domain privacy. Contudo, existem empresas brasileiras (provedores) que fazem os registros para nós, com a finalidade de facilitar o processo.

E o SSL?

Finalmente, outra informação que considero muito importante para a credibilidade de seu site é contratar o serviço de Certificado SSL. Certamente você quer mostrar aos seus clientes que oferece segurança em seus conteúdos e também nas transações.

SSL é a abreviação de Secure Sockets Layer, ou seja, uma ferramenta de encriptação de páginas antes de serem transmitidas pela internet que autentifica as partes envolvidas. É muito utilizada para pagamentos online com cartão de crédito

Só para ilustrar, sem o SSL seu site ficará assim nos browsers:
http://www.seusite.com
e é mostrado um cadeado aberto no lado esquerdo na barra de endereço.

Com o SSL seu site fica assim:
https://www.seusite.com
e é mostrado um cadeado fechado no lado esquerdo na barra de endereço.

site seguro - Registrar domínio .com ou .com.br?

SSL é a segurança do seu site. Em resumo, ele estabelece uma conexão de segurança cryptografada entre o servidor e o navegador (browser). Embora não custe caro, essa conexão garante que todos os dados passados entre o servidor web e navegador permaneçam privados. Você acha seguro ir preenchendo formulários em sites na web sem SSL? Fique sabendo que seus dados irão trafegar sem nenhuma proteção entre o site e o servidor, onde estará o banco de dados com suas informações.

As 3 vantagens de se utilizar o SSL em seu site

Mais segurança, menos problemas e prejuízos

Com dados trafegando na sua loja virtual de modo criptografado, reduzem-se as chances de invasores roubarem informações suas ou de clientes. Além disso, geram um ambiente de confiança.

Só de não ter problema com o comprometimento de dados, você economiza dinheiro bem como usa a segurança como propaganda para atrair novos clientes.

Credibilidade com os consumidores

Compradores atentos observam se existe aquele cadeado na URL da sua loja virtual, a fim de que, certifiquem-se a segurança por meio do HTTPs.

Mostrar aos clientes que a sua loja é segura aumenta a credibilidade do negócio. De tal forma que impulsiona as vendas.

A desconfiança é uma das principais causas de desistência do consumidor na hora de comprar on-line, portanto, mostre a ele que seu comércio é confiável.

Resultados melhores de SEO no Google

O Google considera segurança como importante critério para posicionar um site nos primeiros resultados de pesquisas. Por isto deve-se considerar a inclusão do SSL em seu site.

Obrigado por sua leitura, deixe aqui seu comentário.

Até a próxima!
Jamil

Leia mais artigos sobre o tema:

O mercado de afiliados

Construindo uma página de vendas efetiva


Construa sua auto-estima


Escolhendo um programa de Afiliados apropriado – saiba mais agora


Programa de Afiliados – Informações para os interessados em aprender mais


Registrar domínio .com ou .com.br?


Adquira grátis o ebook sobre COPYWRITING


Empreendedorismo Digital


Marketing Digital

Conheça meu ebook: Como Começar Seu Negócio Online – Avançado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *